2007-01-21

Nome Completo: Samuel Martins Torres Santiago Mira
Data de nascimento: 17 de Julho de 1979
Local de Nascimento: Chelas
País de Origem: Portugal

Pequena introdução sobre ele:
"Se 2001 se revelou um ano decisivo para o crescimento do hip hop nacional, Sam the Kid foi um dos principais responsáveis pela proeza, a par de nomes como Bullet, Chullage, Micro e Valete, entre outros.
O primeiro álbum, "Entre(tanto)" estava disponível desde 1999, mas só em 2001, e em grande parte devido ao disco instrumental "Beats Vol 1: Amor", o nome Sam the Kid começou a marcar pontos fora de casa, que é como quem diz, no circuito extra fiéis seguidores do universo hip hop.
Construído a partir da história de amor vivida pelos pais de Samuel Mira, "Beats Vol 1: Amor" convenceu tudo e todos sem grandes dificuldades, tendo sido considerado por muitos entendidos na matéria como um dos melhores álbuns do ano da colheita nacional.
Gravado em casa, com recurso a um vasto arquivo de "samples" recolhidos em discos, vídeos, telenovelas e chamadas telefónicas, privadas ou não, Sam the Kid transpôs a barreira que até então o limitara ao subúrbio do hip hop, desbravando caminho até ouvidos atentos à música, mas até então desatentos ao trabalho de Samuel.
Quando viu chegar a oportunidade de gravar o álbum de estreia, já Sam the Kid tinha em carteira uma série de gravações, feitas em casa, em formato cassete, mini-disc, CD, e até com recurso à câmara de vídeo.
Mas foi depois de ter ouvido "93 ¿Til Infinity" (1993) dos Souls of Mischief, que Sam começou a desenhar o seu futuro na música a lápis mais carregado.
A rádio foi o primeiro veículo encontrado pelo músico para a divulgação do trabalho que já tinha em avanço, sobretudo através do programa "Repto", dedicado ao hip hop por José Marinho. Anos mais tarde, em 2001, depois de várias provas de talento dadas, e de dois discos editados, "Entre(tanto)" e "Sobre(tudo)", a então recém criada Loop:Recordings, de Rui Miguel Abreu, propunha um contrato discográfico a Sam the Kid.
A primeira aposta no artista foi "Beats Vol 1: Amor".
Muitas outras não tardam em chegar."

Sem comentários: